Moção De Apoio À Greve Dos Professores

Moção De Apoio À Greve Dos Professores

Em assembleia realizada em 24 de maio, estudantes de 12 programas de pós-graduação da UFPR decidiram manifestar, por meio desta moção, a solidariedade e o apoio à greve dos docentes das Universidades Federais.

No entendimento da assembleia, a greve não é apenas justa, mas sobremaneira necessária e urgente, haja vista as condições do trabalho docente que de forma concreta reverbera na qualidade do ensino e na formação de todos os alunos.

De forma mais ampla, a greve nas universidades abre espaço para um momento de reflexão em que toda a comunidade acadêmica precisa unir forças, estabelecendo um coletivo forte e vigoroso de luta para o enfrentamento da hegemônica e crescente precarização do ensino no país. Essa situação reverbera inevitavelmente nos direcionamentos das práticas educativas e de pesquisas da pós-graduação, revelando em última análise uma lógica produtivista que assola o dia a dia de nossos docentes e nos extirpam a possibilidade de construções cientificas comprometidas com a transformação da realidade.

Nesse contexto, em que os docentes de mais de 45 Universidades Federais estão em greve, o apoio e a solidariedade dos estudantes se fazem necessários, para que o próprio movimento dos professores ganhe força e que o Governo dê mais atenção a essa categoria que hoje conta com um dos piores salários e piores planos de carreira dos servidores públicos.

Dessa forma, os estudantes da pós-graduação manifestam seu apoio incondicional e irrestrito à greve dos professores, colocando-se junto desse movimento, de forma imediata, na luta por suas pautas e, de forma mais universal, para o combate a uma tendência que se alastra impetuosamente nos espaços acadêmicos, tentando, por meio das mais ardilosas estratégias de precarização do ensino, conter o caráter emancipatório e criativo da educação.

Sem mais,

Assembleia Geral da Pós-Graduação

Curitiba, 24 de maio de 2012.