Relatoria 9ª Reunião – 27/08/2011

FÓRUM DE PÓS-GRADUANDOS DA UFPR

Reunião: IX

Data: 27/08/2011

Local: Diretório Central dos Estudantes da UFPR

Presentes: Marcelo, Lucas (Educação), Patrícia (Ciências Farmacêuticas), Suelen (Educação Física), Silvana (Engenharia da Produção), João Paulo (Psicologia), Claudia (História).

 

Pauta:

1) Greve na UFPR

2) Informativo

3) Reuniões com outras entidades

Greve na UFPR

1.1) Informes da semana

 

– Negociações e assembleias dos técnicos e professores.

 

Professores: na terça-feira ocorreu uma assembleia de professores, na qual foi rejeitada a proposta nacional de negociação. No entanto, durante a reunião, a Direção da APUFPR e sua base tiveram opiniões divergentes e a votação foi rachada – cerca de 60/40. Na sexta-feira, ocorreu uma reunião da ANDES, onde foi aprovada a proposta do governo federal para as reivindicações do sindicato nacional (relacionada ao plano salarial e de carreira).

Na próxima terça, irá ocorrer uma assembleia local para decidir a continuação da greve. Devido o posicionamento da ANDES, há grande possibilidade de não continuar a greve docente. Isso porque o movimento nacional está enfraquecido e, provavelmente, a negociação local será facilitada.

 

Técnicos: também na terça-feira ocorreu uma assembleia dos servidores técnico-administrativos, onde foi rejeitada a proposta de negociação da reitoria.

O Reitor Zaki Akel tem divulgado na mídia que os técnicos consideraram a proposta boa, mas que não poderiam aceitá-la por estarem esperando uma resposta da negociação nacional. No entanto, essas informações são inverdades, pois na assembleia de técnicos a proposta foi rechaçada.

Não há horizonte de acabar a greve dos técnicos, por não haver propostas concretas por parte da comissão de negociação da Reitoria.

Foi informado que o Portal do aluno foi reaberto com os funcionários terceirizados do CCE. Segunda-feira haverá piquete no CCE e no RU, com apoio das outras categorias. Serão realizadas reuniões para organizar tais piquetes: uma hoje do comando de greve discente, às 19h, e outra unificada amanhã.

– Repasses reuniões CEPE e COUN, dos dias 24 e 26.

 

CEPE: Marcelo informou que havia uma reunião extraordinária do CEPE agendada para sexta-feira, dia 20, mas que foi cancelada, pois as aulas foram suspensas ad referendum. Ocorreu na quarta (dia 24) de manhã sessão ordinária, que estava marcada inicialmente para o dia 26. Nesse CEPE, foi encaminhada a volta do calendário para o dia 29. Ainda, o Marcelo fez a leitura da nossa carta ao CEPE. O Reitor pediu desculpas, confirmou o equívoco e se comprometeu a responder publicamente a carta. Também, foi feita uma moção de não punição dos pós-graduandos que resolverem aderir à greve discente.

Presidente e vice do fórum de coordenadores de pós-graduação fizeram uma fala defendendo a não paralisação da pós-graduação durante a greve. Marcelo expôs sua discordância de opinião e sugeriu que seja marcada uma sessão temática do CEPE sobre a pós. Encaminhou-se que haverá esse espaço.

 

COUN: Havia uma reunião do COUN marcada para terça-feira de manhã, na qual seria discutida sobre insalubridade, reivindicação dos servidores. Porém, ela foi cancelada devido à ida da comissão de negociação da reitoria na assembleia dos técnicos.

A sessão ordinária de quinta-feira, dia 25, foi cancelada e será remarcada.

Houve ainda um COUN temático na sexta (26) à tarde, sobre a greve docente. (Na hora, estava tendo a negociação do ANDES com o MPOG, em que eles assinaram a proposta do governo.) Foi aprovada moção de apoio à greve, que, politicamente, mostra que o Conselho é favorável à greve.

 

– Comando de greve discente.

Ocorreram 3 reuniões do comando de greve discente nessa semana: segunda, quarta e quinta-feira. Na segunda, tentou-se operacionalizar os encaminhamentos da assembleia de quinta (dia 18). O principal encaminhamento era a organização de acampamentos em diversos campi da Universidade. Chegou-se a conclusão de que não existem elementos para fazer o acampamento. Deliberou-se que na quinta seria decidida a data de realização do acampamento.

Quarta-feira houve reunião, mas Lucas não esteve presente devido a Assembleia setorial do Centro e foi informado que as discussões da pauta foram encaminhadas pra o dia seguinte. Na quinta, durante a reunião do comando de greve, ocorreu a chegada dos participantes da marcha de Brasília. Foram relatados os informes da marcha: a marcha foi positiva e teve cerca de 20000 participantes de diversos movimentos sociais; ainda, houve uma negociação nacional com o ministro Fernando Haddad devido o contato ocorrido na manifestação no Teatro Positivo. Participaram da negociação um representante de cada categoria da UFPR, sendo que a Gabriela negociou pelo DCE. Haverá nova reunião com o ministro em 15 dias. No comando, encaminhou-se como seria a assembleia de sexta-feira e já se discutiu a possibilidade de ocupação da reitoria. Houve o repasse da reunião com a comissão de negociação da reitoria, na qual não houve concessão significativa por parte da reitoria. Da reunião, ficou encaminhado que duas bibliotecas ficarão abertas 24 horas por dia e Restaurantes Universitários funcionariam durante os 7 dias da semana, depois que acabarem os movimentos grevistas. Segundo a reitoria a “invasão” da PRAE mostrou que os estudantes não teriam mais intenção de negociar. Sobre a pauta de máximo de alunos por sala de aula, foi sinalizado que ela pode estar contida na nova estruturação da Universidade (um possível novo REUNI que está previsto para o próximo ano). Na reunião do comando não foi conversado sobre o acampamento e, por fim, foi organizado o ato de sexta (dia 26).

 

– Atos 10% PIB para educação (Brasília, quarta-feira, e Curitiba, sexta-feira).

Ato de Brasília: ver acima.

Ato de Curitiba: a quantidade de participantes divulgada foi divergente, mas supõe-se que havia em torno de 500 participantes no Ato. Apesar do número expressivo, poucos estudantes estavam presentes. Foi realizada uma caminhada pelas principais ruas do centro, saindo da Santos Andrade, continuando pela Marechal, rua XV e terminando na Reitoria. Durante o percurso, foram feitas falas inflamadas e sugestão de radicalização do movimento. A reitoria foi ocupada ao final do ato, por tempo indeterminado e irão acontecer piquetes organizados pelo comando de greve unificado.

 

1.2) Situação dos programas de pós-graduação.

– PPGE: o calendário permanece suspenso.

– PPG História: todas as atividades estão mantidas. Inclusive, haverá uma reunião para definir o próximo processo seletivo.

– PPGEP: Não houve reunião de colegiado e a data ainda será marcada. Porém, o coordenador do programa enviou um e-mail para a lista de professores e estudantes informando sobre a greve e sobre a reunião com Coordenadores das pós. Na visão dele, os professores que paralisarem as aulas na graduação, precisam fazer o mesmo na pós-graduação. Mas a maioria dos professores não acatou a posição do coordenador, afirmando que, por ocasião dos prazos e calendário, a pós-graduação não pode parar. A maioria dos mestrandos quer continuar com as aulas, mas caso os professores não ofertem matérias para o próximo trimestre, entendem o posicionamento. As aulas do trimestre atual continuam normalmente.

– PPGCF: todas as atividades estão mantidas.

– PPGEF: todas as atividades estão mantidas, como matrículas e divulgação do processo seletivo. O secretário não tem respeitado a greve da categoria. Apenas um professor não está dando aula, pois aderiu à greve.

 

1.3) Divulgação da moção de apoio.

Marcelo informou que encaminhou a moção para as três categorias. A moção foi divulgada nos blogs do Fórum e da APUFPR, mas o SINDITEST e o DCE/Comando de greve não a divulgaram.

Patrícia ficou responsável por fazer a leitura da moção na assembleia comunitária, mas isso não pode ser feito, pois não houve assembleia nessa semana.

 

1.4) Assembleias setoriais.

 

A) Politécnico

Silvana relatou a baixa participação dos pós-graduandos do Campus Politécnico. Ainda, criticou a postura dos Comandos de greve de professores e técnicos, pois, apesar de terem se comprometido a participar da Assembléia esclarecendo a situação da greve nas respectivas categorias, não estavam presentes no dia.

Foi ressaltada a importância da continuidade da construção de espaços de discussão locais, mesmo com o pequeno número de participantes. No caso do Campus Politécnico, tais espaços teriam caráter informativo.

Suelen   sugeriu entrar em contato com os representantes discentes dos Programas de Pós-Graduação, para que o próximo evento seja uma reunião, não uma grande assembleia.

 

Encaminhamentos da assembleia

Foi decidido que seja realizada uma reunião de representantes dos programas de pós-graduação do Campus Politécnico, aberta a outros participantes. A reunião terá como objetivo apresentar o fórum aos estudantes e servirá, também, para sabermos as condições da pós-graduação no Campus. Há a possibilidade de se pautar a discussão da greve em algum momento da reunião.

Silvana irá entrar em contato com todos os representantes discentes e tentará marcar a reunião para sexta-feira à tarde. Caso não seja viável, a reunião será realizada na semana após o feriado de 07/09.

 

B) BOTÂNICO

Patrícia relatou a pequena participação local na Assembleia, com cerca de 25 pessoas. Lucas foi o representante do Fórum responsável pela fala inicial. Aqueles presentes na Assembleia estavam inibidos, mas se mostraram interessadas e se manifestaram por meio de perguntas e colocações após abertura de falas. Apesar da pequena adesão, a discussão foi boa e construtiva.

Suelen relatou que não esperava tal adesão. Ainda, concordou que a discussão foi boa, que houve encaminhamentos e propostas de pautas. Ela citou o comentário de um rapaz presente na Assembleia, que disse que o mais importante naquela espaço foi o fortalecimento do Fórum e a melhor organização dos alunos da pós.

Marcelo e Lucas concordaram com as falas e fizeram uma avaliação positiva da Assembleia.

Durante a Assembleia do Campus Botânico foram feitos os seguintes encaminhamentos:

– Entrar em contato com os representantes discentes de todos os programas, questionando sua participação no Colegiado local e no Fórum dos Pós-Graduandos.

– Criação de uma lista de e-mails para os estudantes do Campus.

– Realização de reuniões semanais durante a greve às quartas-feiras, 17h. Ao fim da greve, tais reuniões serão mensais.

– Foi formada uma comissão setorial, sendo os integrantes: Rangel, Patrícia (Ciências Farmacêuticas) e Suelen (Educação Física).

 

Encaminhamentos da assembleia

Para operacionalizar os encaminhamentos, foi sugerido que nessas reuniões as discussões sejam baseadas em textos, filmes e material lúdico. Ainda, reforçou-se a necessidade de uma melhor divulgação.

C) CENTRO

Marcelo relatou a pequena participação dos estudantes na Assembleia. Ainda, comentou que durante muito tempo, foi discutido o REUNI (sem tirar a importância dessa discussão), mesmo a pauta e a necessidade serem a discussão sobre a greve.

 

Encaminhamentos da Assembleia

Não foi criado um comitê setorial do Centro, mas foram instituídas reuniões às quartas-feiras. A próxima será realizada no mesmo horário da Assembleia.

Será realizado um mapeamento de como se dá a contrapartida REUNI nos diferentes programas.

Discutir os critérios utilizados para distribuição de bolsas em cada programa, conforme o que estamos pautando na greve (baseada na condição sócio-econômica).

Discutir sobre as condições dos intercambistas (moradia etc.), em reunião do Fórum.

Encaminhar ao Comando de greve discente a reivindicação de estudantes da pós-graduação, que pleiteiam a possibilidade de morar nas casas de estudantes.

 

Encaminhamentos da reunião do Fórum:

– Realizar um mapeamento dos programas de pós-graduação Universidade, mas que não se restrinja à contrapartida REUNI. Nele, serão abordadas questões como: número de bolsistas em cada programa, critérios utilizados para a concessão de bolsas, a situação da representação discente (se existem representantes, como se dá a eleição, se há estatuto etc.) e quantos intercambistas existem. O mapeamento será feito através de um formulário do Google docs. Marcelo irá fazer um esboço e o encaminhará para a lista, para contribuições do grupo. Após finalização do questionário, será pedido ao Edilson que encaminhe o link de acesso ao formulário para todos os programas da Universidade.

Posteriormente, será realizada uma avaliação crítica (considerando aspectos políticos) dos dados levantados, sintetizada em forma de um texto do Fórum.

– Realizar o levantamento de representantes discentes em todos os programas, não apenas no Campus Politécnico.

– Quanto à discussão sobre os critérios de concessão de bolsas, vamos pautar uma discussão mais aprofundada no Fórum depois de ter os questionários respondidos.

– A questão dos intercambistas será pauta da próxima reunião para que ocorra uma discussão mais ampla sobre o assunto e que haja um intercambista presente.

– A questão da casa do estudante será encaminhada ao comando de greve pelo Lucas.

Avaliação Geral

As assembleias tiveram um resultado positivo, apesar da pequena participação dos estudantes. No entanto, Lucas apontou a divulgação como uma falha da organização. Foi sugerido que para as próximas reuniões e assembleias sejam elaborados cartazes mais atrativos para uma melhor divulgação. Lucas e Suelen ficaram responsáveis por entrar em contato com pessoas que possam auxiliar na arte dos cartazes.

Marcelo informou que mandou convite para entrar na lista de e-mails para todos os que participaram.

 

2) Informativo

Na última reunião, foram sugeridas pequenas alterações e implementações no informativo. Após tais correções, Denner terminou o informativo no domingo, o qual foi encaminhado ao prof. Luis Allan (APUFPR) que se prontificou a repassá-lo à gráfica da Associação. Marcelo entrou em contato com o referido professor em diversos momentos, e obteve a informação de que os informativos foram encaminhados à impressão, mas não houve resposta quanto à situação da impressão.

Paralelamente, o informativo foi encaminhado às três categorias envolvidas com a greve e foi divulgado no blog do Fórum.

 

Encaminhamento          

Marcelo ficou responsável por entrar em contato novamente com o prof. Luis Allan para saber a situação da impressão.

 

3) Reunião com outras entidades

Alguns integrantes do grupo ficaram responsáveis por marcar reuniões com entidades da Universidade, nas quais serão expostas as atividades do Fórum. As entidades e os responsáveis pelo contato são:

– DCE: Lucas

– SINDITEST: Fernando

– Campus litoral: Lucas

– Fóruns de coordenadores de graduação e pós-graduação: Marcelo

Foi sugerido que as reuniões com o DCE e com o SINDITEST sejam adiadas até que a greve seja encerrada, devido à dificuldade de contato e de tempo disponível de tais entidades.

O contato com o Campus Litoral não foi realizado e Lucas se comprometeu a fazê-lo.

Marcelo não entrou em contato com a coordenação da pós-graduação, devido dificuldade de comunicação e de horário. Isso será realizado posteriormente.

 

4) Próximas reuniões

Ficou decido que as próximas reuniões serão nos dias 17/09 e 01/10.

Foi ressaltada a importância de uma maior e melhor divulgação, utilizando o modelo dos cartazes que serão feitos para as assembleias setoriais.

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